Vasectomia

A vasectomia é um procedimento cirúrgico para o sexo masculino com o objetivo de esterilização e planejamento familiar. A vasectomia é realizada em um centro cirúrgico ambulatorial, trata-se de procedimento simples, sem necessidade de internação hospitalar. Devido à simplicidade da cirurgia, a vasectomia geralmente leva menos de 30 minutos para ser concluída. O paciente pode retornar à atividade profissional em até 2 dias e a atividade sexual após a queda dos pontos que ocorrem de maneira espontânea em até uma semana.

A cirurgia:

A vasectomia é feita com anestésico tópico e local na pele escrotal, sem a necessidade de manipulação dos testículos, pois a cirurgia é realizada apenas no canal deferente. Após a anestesia é realizado uma incisão de 1 cm na pele que permite a realização do procedimento.

Complicações:

As complicações após a realização da vasectomia são raras por se tratar de uma cirurgia de pequeno porte. Quando presente as complicações de curto prazo incluem infecção, hematoma (pele roxa na região operada) e edema (inchaço local). A principal complicação a longo prazo é a síndrome de dor pós-vasectomia, esta síndrome se caracteriza por desconforto testicular leve a moderado que reduz com o tempo e resulta de uma adaptação do corpo ao pós-operatório.

Disponibilidade e legalidade:

No Brasil a vasectomia só é permitida para homens com mais de 25 anos ou 2 filhos, sendo necessário um período mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade de realização do procedimento até a data da vasectomia. Todas as orientações presentes neste e em outros meios de comunicação não substituem a consulta médica. Agende uma consulta ou envie suas dúvidas pelo formulário a baixo.

Agende sua consulta