Infecções do trato urinário

Conheça as principais infecções do trato urinário e suas causas

O sistema urinário não tem bactérias (ao contrário da boca, do ouvido e do intestino). No entanto, quando uma bactéria chega até a bexiga ocorre a infecção urinária.

O jeito mais comum desta bactéria chegar lá é pelo canal da urina: a abertura da uretra na extremidade do pênis, nos homens, ou a abertura da uretra na vulva, nas mulheres.

A infecção sobe da uretra para a bexiga e, algumas vezes, para os rins, ou ambos. A outra via possível é a corrente sanguínea, geralmente, para os rins.

Qualquer parte do trato urinário pode ser infectada: bexiga (cistite), rins (pielonefrite), uretra (uretrite), próstata (prostatite).

As infecções do trato urinário podem ocorrer tanto em crianças como em adultos.

 

Como elas acontecem?

As infecções do trato urinário são quase sempre causadas por bactérias, mas também podem surgir por conta de determinados vírus, fungos e parasitas.

As bactérias que penetram no trato urinário são geralmente expulsas por meio da urina.

Mais de 85% delas são causadas por bactérias do intestino ou da vagina.

 

As infecções causadas por bactérias

As infecções bacterianas do trato urinário inferior, geralmente a bexiga, são muito comuns, especialmente em mulheres jovens e sexualmente ativas. E a bactéria que mais causa as infecções do trato urinário é a Escherichia coli.

 

Homens e mulheres são afetados da mesma forma?

Os fatores de risco que aumentam a chance de infecção são diferentes entre homens e mulheres. Nas mulheres jovens, a relação sexual e o estresse são determinantes. Após a menopausa, as alterações hormonais levam a uma fragilidade na região da uretra o que facilita a infecção.

Em homens idosos, a infecção muitas vezes está associada ao aumento do volume da próstata. Essa condição, dificulta o esvaziamento vesical fazendo com que fique um pouco de urina dentro da bexiga, mesmo após a micção. Esta urina serve de meio de cultura para bactérias levando às infecções do trato urinário.

 

Cuidados e tratamento

Em nosso canal no YouTube você pode ter mais orientações de como se proteger e evitar infecções.

Confira, clicando no link: https://bit.ly/2PSndEC

Todo homem com infecção de urina deve ser avaliado por um urologista, principalmente se apresentar redução da força do jato urinário ou acordar muitas vezes à noite para urinar.

Com o check up prostático, o médico especialista realizará o diagnóstico e recomendará o tratamento mais indicado.

Se desejar tirar dúvidas pontuais sobre as infecções do trato urinário, agende uma teleorientação sem custo, pelo nosso site, clique aqui!