Reversão de Vasectomia

Reversão de Vasectomia

Embora os homens não devam pensar na vasectomia como reversível, circunstâncias da vida e perspectivas podem mudar, e um procedimento cirúrgico para reverter a vasectomia usando vaso-vasostomia é eficaz em conseguir a gravidez em uma porcentagem variável de casos.

A Reversão da vasectomia é uma cirurgia que evoluiu muito nos últimos anos e hoje obtemos uma taxa muito satisfatória de sucesso, sendo a primeira opção para todo o homem que deseja ser pai após a vasectomia.

As 10 dúvidas mais frequentes:

  1. Todo o homem pode fazer a cirurgia?
    A reversão está indicada para todos os homens que desejam a paternidade após terem feito a vasectomia. Por se tratar de uma cirurgia ambulatorial com incisão pequena e quase sem sangramento, praticamente não existem contraindicações para sua realização.

  2. Quais os cuidados necessários no pré-operatório?

Para a realização da cirurgia o paciente deve realizar a tricotomia, que consiste na raspagem dos pelos do escroto e do pênis, além de um jejum de 2 horas.

  1. Vou sentir dor?
    Não!!! A cirurgia é praticamente indolor! Usamos 3 tipos de anestésicos, o paciente fica acordado podendo conversar com o cirurgião durante todo o procedimento. Assim o cirurgião aplica mais anestesia em caso de qualquer desconforto relatado.

  2. Após quanto tempo de cirurgia posso voltar as minhas atividades habituais?
    Após a cirurgia o paciente deve evitar esportes e relação sexual até a queda dos pontos, que ocorre de maneira espontânea em torno de 2 semanas.

  3. Como fico sabendo se a cirurgia deu certo?
    Após a reversão vamos acompanhá-lo por até um ano. Durante este período faremos exames seriados de espermograma que confirmarão o sucesso do procedimento.

  4. Qual a chance de sucesso?
    A chance de sucesso da reversão da vasectomia depende principalmente de dois fatores. O primeiro deles é a idade materna. Em segundo lugar vem o período de tempo entre a cirurgia da vasectomia e a cirurgia da reversão. Em nossa clínica já conseguimos sucesso em casos com mais de 20 anos de vasectomia, mas as maiores chances de sucesso são para pacientes que a realizaram a menos de 15 anos.

  5. Quais são os cuidados para o pós-operatório?
    O paciente deve trocar o curativo diariamente até a queda dos pontos. A ferida operatória deve ser lavada no banho com sabonete neutro e ser mantida bem seca durante o dia.  Nas duas primeiras semanas orientamos o uso do suspensório escrotal que fornece mais estabilidade a região operada. O retorno a atividade sexual estará liberado após a queda dos pontos, o que ocorrerá espontaneamente.

  6. Quando devo retornar no consultório após a cirurgia?
    A primeira consulta de retorno deve ser realizada duas semanas após a cirurgia. Nela iremos avaliar a recuperação, se existe alguma complicação e se os pontos já caíram.

  7. Quais as complicações mais comuns da reversão da vasectomia?
    A complicação mais comum é hematoma, que consiste em um roxo na pele que normalmente desaparece espontaneamente em poucos dias. Podem ocorrer dor e desconforto no testículo em maior ou menor intensidade, mas que reduzem gradativamente.

  8. Existem outras opções além da reversão da vasectomia?
    Sim. Existem as opções da fertilização in Vitro (FIV) ou da injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI). Estas opções têm resultados inferiores a reversão da vasectomia e são mais indicadas quando a causa da infertilidade tem origem materna.


Orientações pré-operatórias:
- Jejum de 2 horas.
- Tricotomia ( raspar todos os pelos do escroto e pênis).

Orientações para o seu pós-operatório:
- Ao chegar em casa faça compressa gelada por 2 horas.
- Tome as medicações conforme orientado.
-  Evite atividades físicas e relação sexual até a queda dos pontos.
- Usar o suspensório escrotal por 10 dias.
- Agende um retorno em 2 semanas.
- Vamos acompanhar o seu pós-operatório até a sua completa recuperação.

Lembre-se: Reversão da Vasectomia é uma cirurgia diferente da Vasectomia, e o seu pós-operatório também é diferente. Os cuidados na sua recuperação são fundamentais para o sucesso da cirurgia´´


» Confira abaixo o vídeo da cirurgia em 3D

Site: Trocando Fraldas



Pré-agende sua cirurgia de Reversão de Vasectomia



Espero ter ajudado e contribuído para esclarecer suas dúvidas, caso esteja interessado em mais informações entre em contato com o Centro Brasileiro de Urologia e agende uma consulta para informação sobre a cirurgia de Reversão de Vasectomia sem custos pelo telefone 23383600  ou 30459460.


Centro Brasileiro de Urologia:

Rua Alvorada , 64 conjunto 121 - Vila Olimpia, São Paulo-SP.

Ao lado do Hospital Santa Paula

Telefone: 11 94479-6009 ou 11 2338-3600