Hidrocele

Definição

A hidrocele (hidrocele) é um saco cheio de líquido em torno de um testículo que causa inchaço no escroto. Hidrocele é comum em recém-nascidos e geralmente desaparece sem tratamento durante o primeiro ano de vida. Meninos mais velhos e homens adultos podem desenvolver uma hidrocele devido à inflamação ou lesões dentro do escroto.

A hidrocele geralmente não é doloroso ou prejudicial e pode não precisar de qualquer tratamento. No entanto, se você tem inchaço escrotal, consulte o seu médico para descartar outras causas.


Sintomas

Normalmente, a único sintoma de uma hidrocele é um inchaço indolor de um ou ambos os testículos.

Homens adultos com hidrocele podem sentir desconforto como sensação de  peso no escroto inchado. A dor geralmente aumenta com o tamanho da inflamação. Por vezes, a área inchada pode ser menor de manhã e maior no final do dia.


Quando consultar um médico???

Consulte o seu médico se você ou seu filho tiver inchaço escrotal. É importante para descartar outras causas do inchaço que pode exigir tratamento. Por exemplo, uma hidrocele pode ser associado com um ponto de  fraqueza na parede abdominal, que permite que uma alça do intestino deslize para o escroto (hérnia inguinal).

Hidrocele de um bebê normalmente desaparece por conta própria. No entanto, se a hidrocele do seu bebê não desaparece depois de um ano ou se ampliar, você deve pedir ao médico do seu filho para examinar a hidrocele novamente.

Nem todo inchaço é hidrocele. Existem urgências que necessitam de tratamento imediato. Se você ou sua criança se desenvolver, dor escrotal ou inchaço grave súbita, especialmente dentro de poucas horas após uma lesão no escroto. Estes sinais e sintomas podem ocorrer em condições que bloqueiam o fluxo sanguíneo para um testículo torcido (torção testicular). Torção testicular deve ser tratado dentro de até 4 horas do início dos sintomas para salvar o testículo.

Causas

  • Em bebês:

A hidrocele pode desenvolver antes do nascimento. Normalmente, os testículos descem da cavidade abdominal do bebê em desenvolvimento para o escroto. Um saco acompanha cada testículo, permitindo que o fluido ajude a descida dos testículos.

Normalmente, cada saco é fechada e o fluido é absorvido. No entanto, o fluido pode permanecer após o fechamento do saco. O fluido é geralmente absorvida gradualmente durante o primeiro ano de vida.

Às vezes, porém, o saco permanece aberto (hidrocele comunicante). O saco pode mudar o tamanho ou, se o saco escrotal é comprimido, o fluido pode fluir de volta para o abdômen. Hidroceles comunicantes são frequentemente associados com hérnia inguinal.

  • Em adultos e adolescentes:

A hidrocele pode desenvolver-se como um resultado de lesão ou inflamação dentro do escroto. A inflamação pode ser causada por uma infecção no testículo ou epidídimo (epididimite).


Fatores de risco

A maioria dos hidroceles estão presentes no nascimento. Entre 1 e 2 por cento dos recém-nascidos têm hidrocele. Os bebês que nascem prematuramente têm um risco maior de ter hidrocele.

Nos adultos a hidrocele  afeta principalmente os homens com idade superior a 40. Fatores de risco para o desenvolvimento de uma hidrocele mais tarde na vida incluem:
-lesão escrotal
-Infecções, incluindo infecções sexualmente transmissíveis (DSTs)
-Cirurgias da próstata

Complicações

A hidrocele normalmente não é perigosa e geralmente não afeta a fertilidade. No entanto, pode ser associada com uma condição testicular subjacente que pode causar complicações graves, incluindo:
-Infecção ou tumor.  A hidrocele não causa câncer de testículo mas pode dificultar o seu diagnóstico.
-Hérnia inguinal.

Quando devo procurara ajuda?????

Se você ou o seu filho tem inchaço escrotal indolor, você pode ser encaminhado para um médico especialista em trato urinário e distúrbios sexuais masculinos (urologista).

O que você pode fazer para ajudar seu médico antes da consulta:
-Faça uma lista de todos os sintomas você ou seu filho tem tido, e por quanto tempo.
-Anote as informações médicas chave, incluindo quaisquer lesões recentes que podem ter afetado o escroto e quaisquer possíveis fontes de infecção, incluindo DSTs.
-Faça uma lista de todos os medicamentos, vitaminas ou suplementos que você ou seu filho esteja a tomar.
-Anote todas as suas duvidas para perguntar ao seu médico.

Para hidrocele, algumas perguntas básicas para perguntar ao seu médico incluem:
-O que você acha que está causando esse inchaço? Existem outras causas possíveis?
-Que tipos de testes são necessários?
-Qual o tratamento que você recomendaria, se houver?
-Que sinais ou sintomas indicam que é hora de tratar esta condição?
-Você recomenda quaisquer restrições à atividade?

Não hesite em fazer outras perguntas que surgem durante a sua nomeação.

Testes e diagnóstico:

O exame físico é muito importante para o diagnóstico da hidrocele e muitas vezes apenas o este exame já é suficiente para o diagnóstico definitivo.

Transiluminação: Brilhando uma luz através do escroto irá indicar a presença de líquido claro em torno do testículo.

Depois disso, o seu médico poderá recomendar:

Os exames de sangue e urina para ajudar a determinar se você tem uma infecção, tais como epididimite

O ultra-som para ajudar a excluir hérnia, tumor testicular ou outras causas de inchaço escrotal também faz parte da propedêutica inicial

Tratamentos e drogas

Para os bebê, hidrocele geralmente desaparecem por conta própria dentro de um ano. Se a hidrocele não desaparece depois de um ano ou se continuar crescendo, ela deve ser removida cirurgicamente.

Para homens adultos, a hidrocele deve ser tratada cirurgicamente caso não regrida espontaneamente em 6 meses.

Cirurgia para tratamento da Hidrocele =  Hidrocelectomia

Cuidados pré-operatórios: Antes da cirurgia
- O paciente deve raspar todos os pelos do escroto e pênis
-Jejum de 6 a 8 horas antes da cirurgia

A cirurgia:
O procedimento pode ser realizado em ambulatório durante a anestesia geral ou local. É feita uma incisão no escroto para remover a hidrocele. Se a hidrocele é encontrada durante a cirurgia para reparar uma hérnia inguinal, o cirurgião pode remover a hidrocele mesmo que está seja assintomática.

Cuidados de acompanhamento:

Depois da hidrocelectomia, você pode precisar de um tubo ( dreno de Penrose ) para drenar o líquido e um curativo volumoso por alguns dias. Para aliviar o desconforto, o seu médico poderá recomendar:
-Uma cinta de suporte escrotal ( suspensório escrotal )
- compressa de gelo  para ajudar a reduzir o inchaço


Ficou com dúvidas?

Envie uma mensagem com suas dúvidas pelo formulário abaixo ou agende uma consulta pelos telefones 11 2338-3600 ou 11 94479-6009



Dr Diego Reis Delgado CRM-SP 128.445
Médico urologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia – SBU.

CBU – Centro Brasileiro de Urologia
Rua Alvorada , 64 conjunto 121 ( Ao lado do Hospital Santa Paula )
Vila Olímpia –    São Paulo –SP